Plano de Internet na Europa

Contratar um pacote de internet no exterior é essencial para evitar problemas e aproveitar melhor suas viagens internacionais.

Viajar é muito bom, nas viagens internacionais precisamos nos atentar na forma que teremos acesso a internet. Vamos discutir se vale a pena contratar internet no exterior e o que eu fiz nas minhas últimas viagens para a Europa.

Vale a pena contratar um pacote de internet no exterior?

Muitos vão dizer que não é necessário contratar um plano de internet, bastando usar o wifi do aeroporto, restaurantes, hotel… bom, até é possível, mas já te digo que essa não é uma economia inteligente.

O que acontece é que as vezes você quer fazer uma pesquisa simples, como ir do ponto A até o ponto B e se você não tiver internet não vai conseguir ver. Por exemplo o trajeto que você irá fazer, o transporte publico que você pode utilizar ou até mesmo para utilizar um aplicativo de transporte. Uma simples pesquisa para ver o horário de funcionalmente de um museu ou restaurante vai se tornar uma tarefa difícil.

Simplesmente não vale a pena, você vai perder muito tempo indo atrás de uma rede wifi que você consiga acessar para pesquisar, é uma economia que você sai perdendo. O tempo que você passa buscando um local que tenha internet ou os problemas que você evitaria não compensam.

Viajar sem internet no exterior dificulta a navegação, orientação, comunicação, compromete a segurança, o acompanhamento de eventos. Você fica dependendo de redes Wi-Fi públicas.

Já tentei fazer uma viagem sem comprar um chip de internet, utilizando apenas redes de wifi e me arrependi logo no primeiro dia – é uma economia burra, comprei um chip no dia seguinte. Não vale a pena estar em um país sem internet móvel.

Vale a pena assinar no Brasil um pacote de internet adicional para utilizar no exterior?

Algumas companhias de telefonia aqui no Brasil oferecem pacotes de internet para você utilizar no exterior, existem algumas vantagens e outras desvantagens, dependendo do seu perfil de viagem, pode fazer sentido. Esse tipo de pacote é indicado principalmente para quem faz diversas viagens internacionais ao longo do ano.

Principais vantagens:

  • Comodidade, você sai do avião com internet;
  • Não precisa se preocupar em comprar um chip em cada país que visita.

Principais desvantagens:

  • Custo – deverá pagar pelo pacote mesmo se não estiver no exterior;
  • Custo – valor alto que você pagará caso exceda a quantidade contratada.

Quem quer comodidade deve escolher por essa opção, você vai chegar no país e já vai ter internet no seu celular. Tenha em mente que caso você faça poucas viagens internacionais por ano, existem outras opções que são mais econômicas.

Vodafone

Das vezes que eu fui para a Europa, sempre entrei por Lisboa, então caso você entre por outro país, o preço do plano pode ser diferente, assim como existir outras opções de companhias de telefonia.

A Vodafone oferece diversos tipos de plano de internet, ao meu ver a melhor opção são os pacotes Vodafone Ready, que são válidos por 4 semanas. Você pode utilizar esse pacote em Portugal e em todo Espaço Económico Europeu e no Reino Unido. Ou seja, se você depois for para Espanha e França poderá utilizar normalmente esse pacote, sem ter que pagar nada a mais por isso. Atenção: esse plano (e provavelmente nenhum outro contratado fora da Suíça) não funciona na Suíça.

Embora o plano seja de 4 semanas a quantidade de internet é zerada no inicio de cada mês e não na data de contratação do plano, ou seja, se você contratou no dia 20 o plano de 10GB, no dia 1 do próximo mês a quantidade da internet é resetada e você tem mais 10GB para utilizar. Então, dependendo da data que você chegar, você terá na realidade o dobro da internet do plano para utilizar, o que é um ponto muito positivo.

Planos

Considerando os valores dos planos sem promoção, o plano de 10 GB aparenta ser a melhor opção, considerando o valor dos planos menores.

Para novos clientes, na contratação é possível optar pelo plano Vodafone Ready 5 GB por apenas 9,90 Euros, basta fazer o pagamento utilizando o cartão de crédito.

No aeroporto existem 2 quiosques da Vodafone. Um dos quiosques fica na parte do desembarque na parte pública do aeroporto. Depois de pegar sua mala e passar pelo controle sanitário, você encontrará o quiosque da Vodafone (que é vermelho) perto da porta de saída do aeroporto, ele fica do lado direito de um quiosque de informações turísticas, é muito fácil de encontrar esse quiosque. Recomendo comprar o seu chip aqui mesmo.

Caso esteja com muita fila, existe um outro quiosque que fica mais perto da parte do check-in, mas ele fica escondido e é um pouco mais difícil de encontrar.

Ao chegar no quiosque, informe que você deseja o plano Ready 5 GB, com isso o funcionário irá pegar um chip para você e instalar no seu celular. É tudo muito rápido, o processo não leva nem 5 minutos. Depois de pagar o plano é ativado na hora e você já sai da loja com internet móvel. Atenção, caso você não informe esse plano, eles irão indicar outros planos que são muito mais caros, por isso fale que você quer o Ready 5 GB de 9,90 Euros.

Você pode entrar no site da Vodafone e tirar um print, para não esquecer.

O sinal da Vodafone é muito bom e você pode instalar o aplicativo deles para acompanhar o uso dos dados móveis.

Confira o plano Vodafone Ready neste link.

Conclusão

Logo vemos que com apenas 9,90 euros podemos ter internet por 30 dias. Se você estiver viajando com outras pessoas deve avaliar se vale a pena pegar um chip para cada um, ou apenas um chip para todos, o importante é que pelo menos 1 pessoa tenha internet.

Lembrando que caso você tenha comprado a sua passagem internacional utilizando um cartão Elo Nanquim ou Elo Diners Clube você tem direito até 2 chips de internet móvel com 2 GB de graça, para saber mais, consulte o site da Elo aqui. Isso aqui vale muito a pena, pois você receberá o chip quando estiver no Brasil. É ideal principalmente em viagens mais curtas e que você não precise de muita internet.

Por fim, faça o planejamento de qual internet móvel você irá utilizar, não vale a pena ir para o exterior e não contratar um pacote de internet.

 

 

.

Entre na nossa lista de e-mail

Receba novidades